domingo, 10 de maio de 2009

XIV ERECS- Bastante elogiado pelos participantes


Como dito em outras postagens a URCA sediou o décimo quarto Encontro Regional dos Estudantes ciências Sociais Norte e Nordeste entre os dias 29 de abril a 03 de maio, e este C.A agradece a todos os estudantes que fizeram parte da construção desse evento.
É válido ressaltar que nesse encontro conseguimos realizar duas das principais atividades do evento- o ato público e a plenária final. Apesar da chuva os estudantes não perderam o entusiasmo e realizaram a manisfestação no dia do trabalho. A plenária final, que em geral é fragmetada e não chega ao final, terminou com grandes decisões para o movimento estudantil de Ciências Sociais.
Dentre as principais decisões foram a separação do nordeste, legitmando um regional não mais norte e nordeste, afim de melhorar a articulação entre as escolas de cada região. A outra decisão foi a criação de uma Coordenação temporária que representasse os estudantes do nordeste, até que se criasse uma entidade nacional: a CRECS.

O próximo regional, I ERECS NE, acontecerá na UFMA e o CORECS na UFPE, decisões também tiradas na plenária final.

Desejamos aos nossos colegas do Maranhão boa sorte na construção deste evento.
 

Um comentário:

  1. a organização do erecs (encontro regional dos ESTUDANTES DE CIÊNCIAS SOCIAIS) privatizou a urca e colocou seguranças para expulsar alunos da faculdade, impedindo de circularem e permanecerem nas suas dependências.
    eu (orlando pereira) e um colega meu (luan oliveira) fomos expulsos ontem (30 de abril) a tarde da urca, com direito a quase toda a comissão organizadora e 2 seguranças para nos intimidar e nos colocar p'ra fora. fomos seguidos pelos seguranças (um particular do encontro) até sairmos da urca. para entrar, circular e permanecer na urca tem que ter pagar 30,00. segundo eles amparado por uma portaria (questiono a legalidade de uma portaria que proíbe a entrada e circulação de pessoas numa universidade pública e ainda nos tratando como bandidos perigosos). segundo eles ainda, para garantir a segurança dos estudantes alojados, mas esses já estão separados por barreiras criadas pela organização do encontro e os seguranças contratados por eles poderia fazer a segurança só dessa área e essa vigilância toda poderia ser feita apenas no período da noite.
    estranho que eles não percebam soluções tão elementares não?
    me envergonho que universitários, de ciências sociais (pasmem!!!!), tenham atitudes tão policialescas, me senti na era bush.
    sem argumentos a tal portaria virou palavra mágica na boca de todos os membros da organização, ou tendo insistido nas críticas contra eles usavam argumentos poeris como se não tivessem tomado esse medida tão absurda, teriam que selecionar quem entraria ou não na urca, método do tipo "quem é suspeito", como fiz questão de lembrar a eles no momento.
    lamentáve e triste esse fato, infelismente vivido por mim (orlando pereira), que já fiz parte do CA de letras por 2 gestões e do DCE dessa univerdade e acreditem, tem "também sou teu povo", filme que o roteiro e a direção é minha, na programação cultural do evento e ainda luan oliveira como vítima, aluno récem ingressado nesta instituição (1º lugar no último vestibular para artes visuais).

    ResponderExcluir